28 março 2010

Talentos para Amar!

De 19 a 21 de Março, subimos de novo à montanha!
Receberam-nos no Convento dos Franciscanos no Varatojo para mais um grande retiro de Grupo.
Foram muitos os momentos de reflexão e de diversão que partilhámos, muitas as dinâmicas e as surpresas, e grande a adesão de todos os jovens. Tudo porque... mais vale não viver que não amar!


I São João, 4, 7-21

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se tornou visível o amor de Deus entre nós: Deus enviou o seu Filho único a este mundo, para nos dar a vida por meio d'Ele. E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória pelos nossos pecados.

Amados, se Deus nos amou a tal ponto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está connosco, e o seu amor realiza-se completamente entre nós. Nisto reconhecemos que permanecemos com Deus, e Ele connosco: Ele deu-nos o seu Espírito. E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Quando alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. E nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. Nisto se realizou completamente o amor entre nós: o facto de termos plena confiança no dia do julgamento, porque tal como Jesus é, assim somos nós neste mundo.

No amor não existe medo; pelo contrário, o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo supõe castigo. Por conseguinte, quem sente medo ainda não está realizado no amor. Quanto a nós, amemos, porque Ele nos amou primeiro. Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é precisamente o mandamento que d'Ele recebemos: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.”



“Este deve ser o nosso objectivo no mundo: aprender a amar. A vida oferece-nos milhares de oportunidades para aprender a amar. Todo o homem e toda a mulher, em todos os dias da suas vidas, têm sempre uma boa oportunidade de se entregarem ao Amor. A vida não é um longo feriado, mas uma constante aprendizagem. E a lição mais importante que temos é: aprender a amar. Amar cada vez melhor.”


(Henry Drummond, o Dom Supremo, edições Pergaminho, traduzido por Paulo Coelho, contracapa)


Tivemos a grande alegria de ter connosco os nossos amigos da JuFra-OFS do Varatojo e os frades noviços que nos recebem sempre com o seu grande sorriso. Recebemos ainda a Lena Dâmaso da JuFra-FFP que nos foi visitar para rezar connosco e que nos ofereceu como presente uma mochila para que a possamos levar connosco na nossa caminhada!


Ficam nas nossas memórias tantos momentos, fica aquele sentimento que nos faz querer sempre sempre mais na Sua companhia, fica o desejo de nos deixarmos cercar por este Amor que Ele nos propõe em cada aspecto concreto das nossas vidas!
É bom estarmos reunidos em nome d'Ele!
Deixamos alguns destes nossos sorrisos e sabemos que também tu, te juntas a nós! =)

Paz e Bem! =)

2 comentários:

teresa disse...

Paz e Bem ao grupo de jovens de Carnide! :)

Confesso que já tinha sentido o impulso de há uns tempos vos deixar aqui uma partilha.

Fico muito contente por vos ver a caminhar, por vos sentir destemidos na procura desse Tudo que é o Amor. Não imaginam o sorriso que trago no coração por isso, por vos ler neste blog. Sim, todos temos o talento para Amar, porque trazemos uma Chama cá dentro de nós que, sinal de uma presença Maior e fruto de uma ousada busca, nos chama a assumirmos, cada vez mais, esta verdade: somos a Sua obra prima! =D não é lindo?!

"a lição mais importante que temos é: aprender a amar. Amar cada vez melhor"

Sim... que cada dia que passa seja um acto de entrega e de confiança ao Amor que nos chamou primeiro.

A Teresa, que caminha convosco!
:)

Unknown disse...

ATOS 4.12

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.


JESUS CRISTO