24 dezembro 2008

É Belo Ser Jovem


Todos querem ser jovens, permanecer jovens, e mascaram-se de jovens se a juventude já passou. Porque é belo ser jovem? Porquê o sonho da juventude perene?
Será porque a juventude ainda tem todo o futuro diante de si, o tempo de esperança? O futuro é cheio de promessas...
Para sermos sinceros, o futuro também é obscuro, cheio de ameaças: encontrarei trabalho? Casa? Amor? Por isso, muitos querem parar o tempo, receando um futuro vazio. Querem consumir imediatamente todas as belezas da vida.
Então, é importante escolher as promessas verdadeiras, que abrem ao futuro, também com renúncias; escolher bem, e não destruir o futuro. E a opção fundamental é por Deus, que é, com Jesus Cristo e o Espírito Santo, luz e companhia no caminho.
Ser jovem é ser bom e generoso. E a bondade, a beleza e o bem em pessoa é Jesus Cristo, Aquele que o nosso coração procura sem cessar. Ele é o Amigo que nunca trai, pois é fiel até dar a vida na cruz por nós. Poderia Ele trair a nossa confiança, guiar-nos por veredas erradas?
Mas como podeis ser amigos de Quem não conheceis? O conhecimento leva ao amor e o amor estimula o conhecimento. Para entrardes em amizade com Cristo, para O ter como companheiro da vida, deveis, antes de mais, conhecê-Lo, entrar numa relação pessoal. Isto exige conhecer as Escristuras, sobertudo os Evangelhos, onde o Senhor fala convosco, individualmente. Este diálogo com o Senhor deve ser também uma oração em comunhão na grande comunidade que é a Igreja, através dos sacramentos, nomeadamente a Eucaristria e a Reconciliação. Depois, só conhecendo pessoalmente Jesus podeis comunicar esta amizade aos outros, através da caridade.
Jovens, se fordes plenamente jovens, sereis jovens santos. Permanecei unidos entre vós. Ajudai-vos a viver e a crescer na fé e na vida cristã. Permanecei unidos, mas não vos fecheis. Sede humildes, mas não medrosos. Sede simples, mas não ingénuos. Sede reflexivos, mas não conflituosos. Dialogai com todos, mas sede vós mesmos. Acolhei a sabedoria dos que vos precederam e preparai bem o vosso testemunho.

Papa Bento XVI

Sem comentários: