15 outubro 2010

Um caminho para a Santidade


Muitos jovens pensam que a Santidade já não é uma proposta para os dias de hoje.

Nós temos a opinião contrária! Queremos percorrer juntos este caminho que nos foi proposto por Jesus. Concentrados na mesma meta, multiplicaremos no mundo estes focos de Luz que originam a revolução do Amor.

Neste encontro de Grupo, estivemos a conhecer melhor a vida de Chiara Luce Badano, que foi beatificada no passado mês de Setembro. Para nós jovens, um verdadeiro exemplo da vida que também nós queremos seguir.

Agarramos nós agora a tocha de Luz que esta jovem nos quis passar. E dizemos com ela: "Por Ti, Jesus".

Mas quem é Chiara Luce?
Depois de muita expectativa, nasceu em Sassello (Itália) no dia 29 de Outubro de 1971 numa família simples que a educou na fé. Rica de dotes naturais, bonita, desportiva, tem muitos amigos que a consideravam, ao mesmo tempo, normal e extraordinária. Começou a fazer parte dos gen (Geração Nova) do Movimento dos Focolares fundado por Chiara Lubich, onde descobriu Deus como Amor e ideal de vida, e empenhou-se em fazer por amor, em cada momento, a Sua vontade. Alimentou a amizade por Jesus que reconhecia presente no próximo; preferia os mais pequenos, os humildes e os pobres, entre os quais as crianças da África, para onde sonhava ir como médica.

Aos 17 anos, foi-lhe diagnosticado um tumor ósseo, e começou a enfrentar a doença entregando-se ao amor de Deus. Diante do sofrimento repetia: «Se Tu o queres, Jesus, também eu quero». A todos aqueles com quem comunicava, transmitia serenidade, paz e alegria. "Chiara Luce" – assim lhe chamava Chiara Lubich – lançou uma mensagem aos seus coetâneos: «Os jovens são o futuro. Eu já não consigo correr, mas gostaria de lhes passar a chama como nas Olimpíadas. Eles têm só uma vida, e vale a pena gastá-la bem».

No dia 7 de Outubro de 1990, despedindo-se da mãe, disse: «Sê feliz, porque eu sou feliz!» e foi ao encontro do Esposo. A sua vida foi o testemunho de um "sim" incondicional ao amor de Deus, um "sim" contínuo desde pequena, um "sim" que soube transformar a doença num caminho luminoso até à plenitude da Vida. Foi imediato o eco da sua santidade que se divulgou progressivamente.
O Processo diocesano para a Causa da sua Beatificação, foi aberto em 1999 pelo D. Livo Maritano, bispo de Acqui, e foi depois continuado pela fase romana. Em 2008 a Serva de Deus foi declarada Venerável; sucessivamente, foi examinado e reconhecido um milagre de cura de uma pessoa em Trieste.

Queres saber mais? Lança-te à procura e junta-te a este projecto de amor! =)

1 comentário:

benisao disse...

JEUS MORREU POR NOSSO PECADOS, SO NA BIBLIA ESTA ESCRITA A DEUS TUDO PERTECE,´disse jesus eu sou o mesmo ontem hoje e eternamente, DEUS seja louvado venho de longe fala quanto jesus existem