Desde o início deste ano lectivo, que o nosso grupo de jovens se prepara para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que terão lugar em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.
Tendo como mote “enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé” (Col 2,7), tivemos quatro encontros de preparação com os jovens participantes da nossa Vigararia, uma vez que tomámos a decisão de integrar o grupo da Diocese de Lisboa.
Estes encontros decorreram das 15:00 às 17:00, nos dias 10 Abril, 22 Maio, 19 Junho e 24 Julho, nas instalações da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica.
Convocados pelo Papa Bento XVI, acreditamos que esta preparação espiritual, tendo como base a partilha em grupo, a oração e a escuta da Palavra, nos irá ajudar no aprofundamento da Fé e no sentido de Igreja, necessários para aproveitarmos as JMJ da melhor maneira.
Ao longo dos encontros, fomos trabalhando 4 temas, percorrendo, de forma sucinta os quatro “núcleos” do nosso Credo: “Creio em Deus Pai”, “Creio em um só Senhor Jesus Cristo”, “Creio no Espírito Santo” e, finalmente, “Creio na Igreja”. A importância de acreditarmos nos 3 elementos da Santíssima Trindade como um todo, bem como o sentimento de que, juntos, somos Igreja viva de Jesus Cristo, pautaram o que fomos vivendo nestes dias de encontro.
Começávamos sempre por um cântico e pela apresentação dos objectivos. Após a leitura dos textos do guião, seguia-se uma partilha em grupos de 10 a 20 elementos baseada na reflexão sobre algumas questões propostas, bem como o debate de ideias. As conclusões teriam de ser apresentadas de forma dinâmica, em plenário, a todos os jovens participantes.
Depois era reservado um tempo para reflexão individual, entoação de um cântico e oração.
Em cada encontro, foi-nos entregue uma peça do símbolo “firmes na Fé”, cuja construção nos faz recorda os pontos fundamentais dos vários encontros, e que nos irá acompanhar até Madrid.
Terminávamos com a oração final pelas JMJ e com um cântico.
Somos Igreja e cada um de nós é membro do Povo de Deus. E ser Deus é ser enviado
ao mundo. Firmes na Fé, estamos a caminho!