25 novembro 2009

Desperta-nos, Senhor!

No nosso último encontro de Grupo de Jovens reflectimos sobre...

Ter ou não ter... eis a questão!

Analisando as nossas próprias experiências de consumo e a maneira como vivemos o verbo TER, quisemos e propusemo-nos SER!

Reflectimos que este SER tem sentido na nossa relação com o próximo e na nossa caminhada de Amor. Porque não serve querer SER se não ligarmos aos SERes que nos rodeiam e que fazem parte das nossas relações. Seria como Amar o Pai sem querer viver a Sua vontade; seria contraditório!

Desperta, Senhor, os nossos corações:

"Os objectos são importantes, não há dúvida. É natural o desejo de termos coisas que nos dão segurança, estatuto. O problema começa quando deixamos de ser donos dos objectos para sermos seus escravos. Quando o nosso coração fica agarrado às coisas, não vamos conseguir ser felizes." (GPS)

Desperta, Senhor, o nosso silêncio vazio:

"Viver na lógica do consumismo quer dizer viver sem projecto e sem valores; limitando-se a orientar a vida de acordo com as ofertas de consumo que nos fazem. De algum modo, são as coisas que nos têm a nós e não o contrário." (GPS)

E tu, já pensaste com quem discutes os teus problemas do querer TER? Tens as coisas que necessitas? Tens mais ou menos do que as necessárias? Como seria a tua vida sem o teu telemóvel, sem carro, sem internet? Conheces alguma pessoa que para ti seja exemplar na sua relação com a necessidade de TER?

Saibamos então dar graças pelo que temos e torna-lo útil e rentável para os outros, e saibamos viver desapegados às coisas materiais. Para que o nosso SER se possa cumprir no encontro com Deus Pai.

Não tenhas medo de te deixar sentir. Ele dá-te a mão através de tantos rostos!
Basta que tenhas coragem de o deixar. A Sua proposta para ti começa pela tua busca interior daquilo que Ele te colocou no coração! =)

Desperta, Senhor, o nosso desejo de Ti!

1 comentário:

Anónimo disse...

TER… TER… TER…

Hoje, TER tornou-se uma palavra de ordem.
Mas TER para quem? Para mim? Para quê?

Aquilo que não se dá, perde-se, até mesmo, podemos perder as pessoas de que mais gostamos, aquelas que nos rodeiam, em virtude do egoísmo e, tornamo-nos sós, ficando à mercê daquilo que temos, sem apoio, sem sentimentos.

Sem sentimentos, … de onde poderá nascer o amor, aquele amor que me faz entregar aos outros, ao projecto que Deus tem para mim.

TER amor, é SER amor para a vida, é uma bênção, é paz, é plenitude, a nossa tenda será somente o mundo e teremos apenas aquilo que formos.

Se eu for feliz, … terei felicidade…

Se eu for partilha, … nada me faltará…

Se eu for amiga, … terei amigos para amar, e amar é sinónimo de dar.

Porque hei-de querer TER em primeiro lugar se o com SER, o TER vem por acréscimo e, existe na medida do SER.
TER em primeiro lugar, pode gerar egoísmo, e este impede-nos de SER.

Desperta, Senhor, o nosso desejo de Ti!

=), Paula!