26 abril 2007

O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

Deixo-vos aqui algumas respostas para que não haja dúvidas!

1) O que é o Sacramento da Crisma ou da confirmação?
Nascidos para a vida da graça pelo Baptismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pelo Baptismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Toda a vida e missão de Jesus se desenvolve numa total comunhão com o Espírito Santo. Os Apóstolos recebem o Espírito Santo no Pentecostes e anunciam «as grandes obras de Deus». Comunicam aos novos baptizados, através da imposição das mãos o dom do Espírito. Ao longo dos séculos, a Igreja continuou a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos.

2) Porque se chama Crisma ou Confirmação?
Chama-se Crisma por causa do rito essencial que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça baptismal.

3) Qual o rito essencial da Confirmação?
O rito essencial da Confirmação é a unção com o santo crisma, óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na sacramento da Confirmação, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o ministro traça o sinal da Cruz com o santo crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da forma «Recebe por este sinal, o Espírito Santo, o dom de Deus».

4) Qual é o efeito da Confirmação?
O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime na alma um carácter permanente e traz consigo um crescimento da graça baptismal: enraíza mais profundamente na filiação divina; une mais firmemente a Cristo e à sua Igreja; revigora na alma os dons do Espírito Santo; dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

5)Quem é o Ministro da Confirmação?
É o Bispo. Assim se manifesta o laço do Crismado com a Igreja na sua dimensão apostólica.

6) Quais são os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma?
São eles:
1 – Sabedoria
2 – Entendimento
3 – Conselho
4 – Fortaleza
5 – Ciência
6 – Piedade
7 – Temor de Deus

in Compêndio do catecismo da Igreja Católica, nn. 265-270

Sem comentários: