24 julho 2007

Jesus em férias ou de férias?

Como estamos, agora naquele tempo em que só se fala de férias, aqui fica um pequeno texto que escrevi para o jornal da nossa catequese.



Finalmente chegamos àquele tempo de que passamos o ano inteiro à espera. As férias! Um ano inteiro com trabalhos, preocupações, horários, escola, estudos, etc. tantas coisas que nos absorvem e que por vezes nos “aborrecem” e agora, por fim, um tempinho para desfrutar a vida de uma outra maneira, fazendo aquilo que normalmente não fazemos ao longo do ano.
É um tempo em que nos dedicamos mais ao convívio familiar. As férias são um momento de encontro entre pais e filhos, pois neste período ambos estão mais em comum, partilham experiências, fortalecem laços, compartilham afectos, enfim, conhecem-se melhor.
Numa passagem da Bíblia lemos que Jesus disse aos seus discípulos: «Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco» (Mc 6, 31). Neste pequeno excerto do Evangelho, por estranho que nos possa parecer, Jesus convida os seus discípulos a descansarem um pouco. Porquê? Iriam eles tirar umas férias? De facto, a proposta de Jesus, de retirarem-se para um espaço calmo, sem a agitação do dia-a-dia, tranquilo e sereno convida ao repouso e à intimidade. Certamente, cansados da azáfama do quotidiano, procuram um espaço de sossego. O interessante é que é Jesus a fazer-lhes o convite, manifestando a possibilidade de os acompanhar. Então, podemos perceber que Jesus está também no tempo de férias; convida-nos e acompanha-nos. Assim, devemos viver este tempo – que é dom de Deus – como uma oportunidade de uma experiência diferente de encontro com Cristo, deixando que Ele nos acompanhe, e por isso não O esquecendo como se fosse alguém que nos aborrece. A sua presença, na nossa fé, reconforta-nos com os sentimentos de amizade «Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus» (Fl 2, 5). Deste modo, ao deslumbrarmo-nos com uma paisagem fascinante ou quando estamos em família e partilhamos a nossa alegria e bem-estar uns com os outros, sentir-nos-emos envolvidos e tocados por Jesus.
A todos desejo umas boas férias.

Frei Bruno

3 comentários:

Ana Macedo disse...

Kuanto à mensagem concordo, kuanto à família discordo!...em parte

boas ferias pa ti tb


Agr a falar a sério...nao é o meu caso, mas...muitos o fazem...axam k as ferias sao da escola e de Jesus...lol, e nao acredito k algum adolescente va à missa tdos os Domingos e feriados católicos mm em tempo d ferias, cmo eu xD

mx n podemos fzr nd, é a vida...

=D ***

Anónimo disse...

QUANDO EXISTE FORMAÇÃO CATÓLICA NÃO HÁ NADA QUE IMPESSA SEJA ADOLESCENTE SEJA ADULTO OU CRIANÇA A NÃO SER POR ALGO GRAVE OU DOENÇA NÃO IR POR NÃO IR NÃO HÁ DESCULPA FALTA O MELHOR FORMAÇÃO COMO SER HUMANO.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,