24 julho 2007

Jesus em férias ou de férias?

Como estamos, agora naquele tempo em que só se fala de férias, aqui fica um pequeno texto que escrevi para o jornal da nossa catequese.



Finalmente chegamos àquele tempo de que passamos o ano inteiro à espera. As férias! Um ano inteiro com trabalhos, preocupações, horários, escola, estudos, etc. tantas coisas que nos absorvem e que por vezes nos “aborrecem” e agora, por fim, um tempinho para desfrutar a vida de uma outra maneira, fazendo aquilo que normalmente não fazemos ao longo do ano.
É um tempo em que nos dedicamos mais ao convívio familiar. As férias são um momento de encontro entre pais e filhos, pois neste período ambos estão mais em comum, partilham experiências, fortalecem laços, compartilham afectos, enfim, conhecem-se melhor.
Numa passagem da Bíblia lemos que Jesus disse aos seus discípulos: «Vinde, retiremo-nos para um lugar deserto e descansai um pouco» (Mc 6, 31). Neste pequeno excerto do Evangelho, por estranho que nos possa parecer, Jesus convida os seus discípulos a descansarem um pouco. Porquê? Iriam eles tirar umas férias? De facto, a proposta de Jesus, de retirarem-se para um espaço calmo, sem a agitação do dia-a-dia, tranquilo e sereno convida ao repouso e à intimidade. Certamente, cansados da azáfama do quotidiano, procuram um espaço de sossego. O interessante é que é Jesus a fazer-lhes o convite, manifestando a possibilidade de os acompanhar. Então, podemos perceber que Jesus está também no tempo de férias; convida-nos e acompanha-nos. Assim, devemos viver este tempo – que é dom de Deus – como uma oportunidade de uma experiência diferente de encontro com Cristo, deixando que Ele nos acompanhe, e por isso não O esquecendo como se fosse alguém que nos aborrece. A sua presença, na nossa fé, reconforta-nos com os sentimentos de amizade «Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus» (Fl 2, 5). Deste modo, ao deslumbrarmo-nos com uma paisagem fascinante ou quando estamos em família e partilhamos a nossa alegria e bem-estar uns com os outros, sentir-nos-emos envolvidos e tocados por Jesus.
A todos desejo umas boas férias.

Frei Bruno

2 comentários:

Anónimo disse...

Kuanto à mensagem concordo, kuanto à família discordo!...em parte

boas ferias pa ti tb


Agr a falar a sério...nao é o meu caso, mas...muitos o fazem...axam k as ferias sao da escola e de Jesus...lol, e nao acredito k algum adolescente va à missa tdos os Domingos e feriados católicos mm em tempo d ferias, cmo eu xD

mx n podemos fzr nd, é a vida...

=D ***

Anónimo disse...

QUANDO EXISTE FORMAÇÃO CATÓLICA NÃO HÁ NADA QUE IMPESSA SEJA ADOLESCENTE SEJA ADULTO OU CRIANÇA A NÃO SER POR ALGO GRAVE OU DOENÇA NÃO IR POR NÃO IR NÃO HÁ DESCULPA FALTA O MELHOR FORMAÇÃO COMO SER HUMANO.