09 outubro 2009

Ele chama-nos e envia-nos!

"Jesus subiu depois a um monte, chamou os que Ele queria e foram ter com Ele. Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar, com o poder de expulsar demónios."

Jesus envolve os discípulos! Primeiro chama-os para Si, para que pudessem sentir o Seu amor, depois envia-os.

Jesus chama os doze para os ter junto a Si, de forma que, estando próximos d'Ele, experimentando o Seu modo de viver, acreditar, sentir, pensar e de agir e escutando as Suas palavras, os discípulos aprendam a moldar as suas vidas e estilos de relação, de acordo com a proposta de Jesus.

Mas, ao mesmo tempo, Jesus conta com os discípulos para O ajudarem. Jesus forma uma comunidade que deve levar mais longe a Sua proposta.

De uma forma concreta, Jesus encoraja os seus discípulos a viver alguns valores do Reino:

- O valor da partilha, que nos leva a sair da indiferença e ir ao encontro das necessidades e debilidades do outro;

- O valor do serviço, que sobrepõe todas as lógicas de poder e de domínio;

- O valor da indiferença em relação ao prestígio social, valorizando as pessoas acima da sua aparência, fama ou imagem;

- O valor da solidariedade aberta a todos que supera a solidariedade tradicional àqueles que pertencem apenas ao nosso grupo.

Estes valores devem ser vividos qualquer que seja a nossa vocação. Devem ser vividos por cada um de nós nos locais que frequentamos, devem ser vividos nas nossas relações de amizade, devem ser vividos também nos nossos namoros! =)

2 comentários:

Anabela disse...

Tiago, sei que és Animador de um grupo - dos teu meninos :) - mas esta reflexão está muito boa!
Boa no sentido que é uma coisa tão óbvia que às vezes é preciso que alguém nos fale sobre o assunto, mas adaptado às nossas vidas e experiências! Obrigada pela partilha! E por fazeres-me pensar nisso!
Beijos, Anabela

Anónimo disse...

Gosto muito desta frase:

"Jesus envolve os discípulos! Primeiro chama-os para Si, para que pudessem sentir o Seu amor, depois envia-os."

Mesmo só sentindo este amor que Ele no dá, quando nos deixamos envolver por Ele, é que pode nascer dentro de corações humanos e imperfeitos a vontade de experimentar o Seu modo de viver e de amar. Aprende-se a sentir com sentido o que nos envolve e viciamo-nos dos prazeres que só Ele nos proporciona, sentimos curiosidade de experimentar, cultivar e semear os valores mais humildes e ao mesmo tempo que nos tornam mais felizes. Cada um fá-lo-á do seu modo, a seu ritmo e consoante os seus talentos, os meus talentos não são mais importantes que os teus, os teus não são mais importantes que os dele e, os dele também não são mais importantes que os meus, todos são importantes e com oportunidade de se desenvolverem com os talentos dos outros.

Obrigado por aquilo que me têm dado, este foi o pensamento que despertaram em mim com este post e que por me sentir tão em harmonia com Ele deixo aqui registado, mesmo sem quase todos vós não me conhecerem.

Para todos um =)!
Paz e bem!

Paula! (Açores – Praia do Norte)