15 março 2008

O essencial é invisível aos olhos

Porque sei que o sabem interpretar hoje melhor do que nunca, fica este post em jeito de prenda:

“- Não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ninguém me cativou.

- Ah! desculpa, disse o principezinho.

Mas depois de ter reflectido, acrescentou:

- O que quer dizer «cativar»?

- Tu não és daqui, disse a raposa, o que é que procuras?

- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer «cativar»? (...)

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa «criar laços...».

- Criar laços?

- Isso mesmo, disse a raposa. Para mim não passas ainda de um rapazinho muito parecido com cem mil rapazinhos. E não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. (...) Mas, se me cativares, teremos necessidade um do outro. Para mim serás único no mundo... (...) se me cativares a minha vida ficará como que iluminada pelo sol. Conhecerei um ruído de passos que será diferente de todos os outros. Os outros passos fazem-me meter debaixo da terra. (...) Os teus chamar-me-ão para fora da toca como uma música. E além disso, olha! (...) O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me dizem nada. E isso é triste! Mas tu tens cabelos de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado! O trigo, que é dourado, far-me-á lembrar de ti. E amarei o som do vento no trigo...

- Por favor... cativa-me!

“- Só se conhece as coisas que se cativam, disse a raposa. Os homens já não têm tempo para conhecer o que quer que seja. Compram coisas feitas nos comerciantes. Mas como não existem comerciantes de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres ter um amigo, cativa-me! (...)

- É necessário ser paciente, respondeu a raposa. Sentas-te primeiro um

pouco longe de mim, assim, na erva. (...) Mas, de dia para dia, poderás sentar-te um pouco mais perto...

No dia seguinte o principezinho voltou.

- Era preferível teres voltado à mesma hora, disse a raposa. Se vieres, por

exemplo, às quatro da tarde, a partir das três começarei a sentir-me feliz. Quanto mais a hora avançar, mais me sentirei feliz. Chegadas as quatro horas já estaria agitada e inquieta; descobriria o preço da felicidade! Mas se vieres a qualquer hora, ficarei sem saber a que horas hei-de vestir o meu coração... Os rituais são necessários.

- O que é um ritual? Disse o principezinho.

- É também qualquer coisa de demasiado esquecido, disse a raposa.

Aquilo que faz com que um dia seja diferente dos outros dias, uma hora das outras horas.”

“- Adeus, disse…

- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se pode ver bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

- O essencial é invisível aos olhos, repetiu o principezinho de modo a poder recordar-se.

- É o tempo que perdeste com a tua rosa que torna a tua rosa tão importante.

- É o tempo que eu perdi com a minha rosa… disse o principezinho para se recordar.

- Os homens esqueceram esta verdade, disse a raposa. Mas tu não deves esquecer-te. Tornaste-te para sempre responsável por aquilo que cativaste. Tu és o responsável pela tua rosa…

O Principezinho, XXI



2 comentários:

Ana Rita Sempiterno disse...

Gostei imenso destes excertos do livro do Principezinho…Adorei especialmente a parte da raposa e da amizade: -"primeiro tens de me cativar" - "Se começares a passar todos os dias à mesma hora, eu começarei a esperar por esse momento". O principezinho cativou a raposa, e depois chegou o momento da partida. Ela disse-lhe que fosse, pois veria o seu cabelo nas espigas do trigo.
Ensina novas definições de cativar, de efémero e acima de tudo da palavra amizade!

A AMIZADE É UM SENTIMENTO CONCRETO, ABSOLUTO E SEM IGUAL.
SOMENTE AQUELES QUE ENTENDEM O VALOR DE UMA SINCERA AMIZADE, SÃO CAPAZES DE LER O QUE SE PASSA NO CORAÇÃO DO SEU PRÓXIMO.
COM ELA, APRENDEMOS A AMAR E A PERDOAR, DAR SEM RECEBER,
SEMEAR A ESPERANÇA SEM DAR-SE CONTA DO QUE SE FAZ.....


Ana Rita Sempiterno

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,