11 março 2008

Tudo mudou...

No Fim-de-Semana 7,8 e 9 de Março, fomos fazer um retiro à Casa do Bom Samaritano. Quando lá cheguei fiquei confusa e não sabia o que me espera. Mas tudo mudou, quando as Irmãs contaram a história da casa e qual era o objectivo da mesma. A Casa do Bom Samaritano acolhe Meninas de todas as idades. Mas Meninas muito especiais, são pessoas as quais a nossa sociedade designa como “malucas”, “deficientes mentais”.
Com tudo isto, o tema do nosso retiro era: “E quem é o meu próximo?”. As perguntas que me surgiram foram: “Quem é o nosso próximo?”; “A quem realmente devemos nos importar e demonstrar o nosso amor cristão? “.
Todas estas perguntas foram-me respondidas ao longo das reflexões de Grupo, juntamente com a Irmã Ana. Este retiro foi muito especial, pois partilhamos as nossas alegrias, tristezas, emoções, sentimentos…
As Irmãs logo no primeiro dia, disseram-nos que quem entra na Casa do Bom Samaritano, não sai igual! É verdade, todos nós saímos diferentes, sentimo-nos melhor com nós próprios e na sociedade onde estamos inseridos. Todo graças às Meninas, pois foram elas que nós permitiram ver o mundo com outros olhos. Elas são felizes com um simples abraço ou com um sorriso. Será que isso é suficiente, para nós sermos felizes? Não, nós queremos sempre muito mais, pois somos consumistas e vivemos numa sociedade egoísta, crítica e maldosa. Mas a partir deste retiro todos nós começamos a dar mais valor a vida… Hoje, um simples sorriso, um obrigado, um abraço, basta-me para ser FELIZ!!!...Agora sempre que acordo, dou graças a Deus por mais um dia e penso sempre na frase da Irmã Ana: “O essencial é invisível aos olhos”
As Meninas não são “malucas”, nem “deficientes mentais” como as pessoas pensam. Nós é que somos "deficientes", pois não sabemos quais são os valores essências do coração. Durante o relacionamento que tivemos com as Meninas apreendemos a identidade mais profunda, mais verdadeira. Deram-nos novos olhos para ver e novos ouvidos para ouvir. Permitiram-nos também descobrir que «ser é mais importante do que fazer» e «o amor de Deus é mais importante que o elogio das pessoas». Para nós a palavra «deficiente» passou a ter um sentido totalmente novo, pois elas e nós somos completamente iguais no coração de Deus. Elas foram um «chamamento radical para aceitação da verdade das nossas vidas para escolher dar o nosso amor quando somos fortes e receber o amor de outros quando somos fracos, sempre com calma e generosidade.»
Muitos julgam que devem ajudar os seus familiares, os seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, às nossas amizades, à nossa raça.O Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar.
Quando Jesus terminou de contar a história do Bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo, e mais . . . faz isto e viverás." Lucas 10, 37-38.
A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10, 27.
Este retiro ensinou-nos que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer.
Obrigado, Jesus, Frei Bruno, Irmãs, Meninas e Tiago por nós ensinarem a não temer parar e fazer silêncio. Porque é através dele que podemos tirar força de tudo o que vivemos, pois a nossa paz interior surge quando reflectimos.

5 comentários:

Tiago Krug disse...

Ana Rita!
Gostei muito de ler o texto! Toca em tudo o que é essencial.
É bom sentir a forma como foram receptivos ao que vos proposemos e que a mensagem que vos pretendiamos fazer chegar foi tão bem ouvida e percebida.
Porque sim, vocês levaram o coração aberto. Porque o têm tão grande e bonito! Porque têm o dom de o de O escutar e de se sentirem amados! =)

Obrigado eu, por me deixarem, com um sorriso, ser convosco mais instrumento d'Ele! =)

Daniel Lourenço disse...

Também gostei muito do teu comentário, Rita. Apesar de não ter podido ir ao retiro, compreendo tudo o que dizes, porque, no fundo, o verdadeiro Pão vem d'Ele, só Ele nos dá essa paz e esse amor que sentes e, espero, continues a sentir ao longo da tua vida, caminhando na força de Jesus Cristo.

Anónimo disse...

Querida Rita
Gostei da partilha que fizeste através deste texto!
E passou uma semana…
Reconheces-me? Deixei passar estes dias, para que todos os sentimentos exagerados que estavas a sentir, não ficassem só a flor da pele, mas penetrassem o teu coração porque “o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”.
Depois de algum tempo vejo que aprendes a diferença, a subtil diferença entre dar e receber. Estás a aprender que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
Dirigi os teus passos até à Casa do Bom Samaritano para junto daquelas irmãs e meninas, te orientar a construir todas as tuas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã tenho-o preparado amorosamente para ti, não te preocupes, apenas confia em Mim.
Foste á Casa do Bom Samaritano porque desejo que descubras vivamente que são necessários anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la... deixo-te plenamente livre, porque te Amo com Amor eterno. Recorda-te que se me esqueceres, podes fazer coisas num instante das quais te arrependerás, mas tem presente que estou sempre pronto a acolher-te. És única e muito importante para mim…
Ah!... Ainda não te apercebeste, mas quero alertar-te que a partir do fim-de-semana que viveste começaste a aceitar tuas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com um sorriso sincero, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Fico emocionado porque compreendeste melhor que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e que o mais importante não é o ter mas o ser… Continua a caminhar na certeza que caminho contigo e pego-te ao colo, principalmente naqueles momentos que não compreendes…
Para mim, os heróis, são pessoas como tu, sempre prontas a dar o seu melhor, enfrentando as consequências, pessoas que descobrem que ás vezes basta apenas um sorriso para se estar próximo e que Amar requer muita prática. É isso que te peço: Ama incondicionalmente… planta teu jardim com as mais belas e perfumadas flores, garanto-te que não te faltará nada, tudo Providenciarei…
Foi uma óptima escolha te ter condizido á Casa do Bom Samaritano…
Do teu sempre amigo
Jesus Cristo…

Ps: comunica ás Saras, Tiago, Carlos, André, Alexandre, Francisca, Teresa, Ana, esta mensagens, que tb é dirigida a eles

Frei Bruno disse...

É mesmo assim!
Força aí gostei muito de ler o teu texto e fico contento por sentires cá dentro aquela chama que arde e que nos faz viver! .
Jinhos

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,