27 março 2008

Os Próximos

Olá a todos!

Prometi ao Bruno que postava aqui no blog 1 dia destes.
Não tenho muito para dizer, acho até que já foi tudo dito sobre este nosso passado Retiro de Quaresma. E passadas 2 semanas as memórias já não são tão nítidas.

Adorei aquela grande experiência no Sábado. Apesar de às tantas não ter aguentado estar com as "meninas", senti que tinha sido bom eu ter passado por aquilo. Foi uma daquelas lições para a vida que não se devem esquecer, que devem estar sempre presentes em todos os momentos de relacionamento numa sociedade cada vez mais preconceituosa e racista.
E não ficou por aqui; as Irmãs Ana e Mª José foram uma grande ajuda na nossa caminhada para o que viria a ser o propósito de todo o Retiro. Chegámos a muitas conclusões, frases como "o Essencial é invisivel aos olhos" ou "É o tempo que perdeste com a tua rosa que a torna tão especial" marcaram-nos (apesar de já as conhecermos da obra "o Principezinho"), certos gestos fizeram também a sua parte neste processo de mudança das nossas almas.
Adorei também os momentos passados em grupo, não só os de reflexão e partilha, que foram bastante reconfortantes, quando senti mesmo que estava na companhia Dele, mas também os de palhaçada, aqueles em que nos riamos com a Chica, o Lilo ou o Zé, não querendo excluir ninguém, ou em que trocávamos olhares de simpatia, ou em que tirávamos fotos a todos à mínima distracção(devo salientar que ainda não tenho as fotos todas e que gostava de poder tê-las). Foram inesquecíveis. O melhor de tudo, já o disse e repito-o: os abraços no sábado à noite. Não estava à espera que alguém tivesse essa brilhante ideia, mas é uma coisa que acho que se devia fazer regularmente hoje em dia; faz bem à saúde e ao coração ;) lol
O pior de tudo foi mesmo ter perdido/deixado roubar a máquina fotográfica -.- mas podia ter sido pior, porque nao tirei nenhuma foto. E também não foi do melhor aquilo que me tem preocupado ultimamente: o facto de não conseguir acordar às horas previstas. Peço desculpa pelos meus atrasos; foi algo que voltou a acontecer na viagem de finalistas -.-

Tudo isto girou à volta da muito bem-vinda questão: "Quem é o meu próximo?"
O meu próximo são todos e sou eu também, a mudança passa pela raiz; e para além de ser minha próxima, quero também tentar ser próxima dos outros. um fim-de-semana, por isso, muito bem passado, na companhia de grandes personalidades e Dele também, onde penso que toda a gente se sentiu bem!

Outra questão que tratámos nesse fim-de-semana foi o nome para o grupo. Fiquei na dúvida se sempre passamos a ser os Próximos, que penso que tenha sido ideia do Tiago ;)
No entanto, e tendo estado também a ver as ideias da Ana Rita, também pensei nalguns (pois, sou uma desgraça nestas coisas):

~> E Pluribus Unum (De muitos, um);
~> Caminhantes;
~> Acreditar;
~> Carpe Diem, mas já me disseram que não, lol;
~> Luz Eterna;
~> Raio Redentor;
~> Nihil sine Dio (O pouco com Deus é muito, e muito sem Deus não é nada);
~> Forte União;
~> Voo reluzente;
~> Altius (o mais alto);
~> Amor vincit omnia (o amor vence tudo);
~> Espírito iluminado;
~> Pedras Angulares.

Como disse não tenho ideias lá muito giras, mas cá ficam xP
ah e também gostei de uma ideia do André F por altura do Natal: Essencial

E pronto, amanhã há novamente encontro
até lá, beijinhos****** =)

2 comentários:

Frei Bruno disse...

Olá Ana :)
Muito bem, finalmente a promessa cumprida. Gostei do teu parecer e do teu sentir!!
Força aí! Obrigado pelo teu testemunho, por seres e fazeres "próximo"....

Tiago Krug disse...

Obrigado eu também!
É bom partilhar! =)

Gostei de algumas das ideias para o nome do grupo!
Força nisso! E decidam-se! =)

Beijos!

Tiago