11 março 2008

Tudo mudou...

No Fim-de-Semana 7,8 e 9 de Março, fomos fazer um retiro à Casa do Bom Samaritano. Quando lá cheguei fiquei confusa e não sabia o que me espera. Mas tudo mudou, quando as Irmãs contaram a história da casa e qual era o objectivo da mesma. A Casa do Bom Samaritano acolhe Meninas de todas as idades. Mas Meninas muito especiais, são pessoas as quais a nossa sociedade designa como “malucas”, “deficientes mentais”.
Com tudo isto, o tema do nosso retiro era: “E quem é o meu próximo?”. As perguntas que me surgiram foram: “Quem é o nosso próximo?”; “A quem realmente devemos nos importar e demonstrar o nosso amor cristão? “.
Todas estas perguntas foram-me respondidas ao longo das reflexões de Grupo, juntamente com a Irmã Ana. Este retiro foi muito especial, pois partilhamos as nossas alegrias, tristezas, emoções, sentimentos…
As Irmãs logo no primeiro dia, disseram-nos que quem entra na Casa do Bom Samaritano, não sai igual! É verdade, todos nós saímos diferentes, sentimo-nos melhor com nós próprios e na sociedade onde estamos inseridos. Todo graças às Meninas, pois foram elas que nós permitiram ver o mundo com outros olhos. Elas são felizes com um simples abraço ou com um sorriso. Será que isso é suficiente, para nós sermos felizes? Não, nós queremos sempre muito mais, pois somos consumistas e vivemos numa sociedade egoísta, crítica e maldosa. Mas a partir deste retiro todos nós começamos a dar mais valor a vida… Hoje, um simples sorriso, um obrigado, um abraço, basta-me para ser FELIZ!!!...Agora sempre que acordo, dou graças a Deus por mais um dia e penso sempre na frase da Irmã Ana: “O essencial é invisível aos olhos”
As Meninas não são “malucas”, nem “deficientes mentais” como as pessoas pensam. Nós é que somos "deficientes", pois não sabemos quais são os valores essências do coração. Durante o relacionamento que tivemos com as Meninas apreendemos a identidade mais profunda, mais verdadeira. Deram-nos novos olhos para ver e novos ouvidos para ouvir. Permitiram-nos também descobrir que «ser é mais importante do que fazer» e «o amor de Deus é mais importante que o elogio das pessoas». Para nós a palavra «deficiente» passou a ter um sentido totalmente novo, pois elas e nós somos completamente iguais no coração de Deus. Elas foram um «chamamento radical para aceitação da verdade das nossas vidas para escolher dar o nosso amor quando somos fortes e receber o amor de outros quando somos fracos, sempre com calma e generosidade.»
Muitos julgam que devem ajudar os seus familiares, os seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, às nossas amizades, à nossa raça.O Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar.
Quando Jesus terminou de contar a história do Bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo, e mais . . . faz isto e viverás." Lucas 10, 37-38.
A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10, 27.
Este retiro ensinou-nos que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer.
Obrigado, Jesus, Frei Bruno, Irmãs, Meninas e Tiago por nós ensinarem a não temer parar e fazer silêncio. Porque é através dele que podemos tirar força de tudo o que vivemos, pois a nossa paz interior surge quando reflectimos.

4 comentários:

Tiago Krug disse...

Ana Rita!
Gostei muito de ler o texto! Toca em tudo o que é essencial.
É bom sentir a forma como foram receptivos ao que vos proposemos e que a mensagem que vos pretendiamos fazer chegar foi tão bem ouvida e percebida.
Porque sim, vocês levaram o coração aberto. Porque o têm tão grande e bonito! Porque têm o dom de o de O escutar e de se sentirem amados! =)

Obrigado eu, por me deixarem, com um sorriso, ser convosco mais instrumento d'Ele! =)

Anónimo disse...

Também gostei muito do teu comentário, Rita. Apesar de não ter podido ir ao retiro, compreendo tudo o que dizes, porque, no fundo, o verdadeiro Pão vem d'Ele, só Ele nos dá essa paz e esse amor que sentes e, espero, continues a sentir ao longo da tua vida, caminhando na força de Jesus Cristo.

Anónimo disse...

Querida Rita
Gostei da partilha que fizeste através deste texto!
E passou uma semana…
Reconheces-me? Deixei passar estes dias, para que todos os sentimentos exagerados que estavas a sentir, não ficassem só a flor da pele, mas penetrassem o teu coração porque “o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”.
Depois de algum tempo vejo que aprendes a diferença, a subtil diferença entre dar e receber. Estás a aprender que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
Dirigi os teus passos até à Casa do Bom Samaritano para junto daquelas irmãs e meninas, te orientar a construir todas as tuas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã tenho-o preparado amorosamente para ti, não te preocupes, apenas confia em Mim.
Foste á Casa do Bom Samaritano porque desejo que descubras vivamente que são necessários anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la... deixo-te plenamente livre, porque te Amo com Amor eterno. Recorda-te que se me esqueceres, podes fazer coisas num instante das quais te arrependerás, mas tem presente que estou sempre pronto a acolher-te. És única e muito importante para mim…
Ah!... Ainda não te apercebeste, mas quero alertar-te que a partir do fim-de-semana que viveste começaste a aceitar tuas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com um sorriso sincero, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Fico emocionado porque compreendeste melhor que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e que o mais importante não é o ter mas o ser… Continua a caminhar na certeza que caminho contigo e pego-te ao colo, principalmente naqueles momentos que não compreendes…
Para mim, os heróis, são pessoas como tu, sempre prontas a dar o seu melhor, enfrentando as consequências, pessoas que descobrem que ás vezes basta apenas um sorriso para se estar próximo e que Amar requer muita prática. É isso que te peço: Ama incondicionalmente… planta teu jardim com as mais belas e perfumadas flores, garanto-te que não te faltará nada, tudo Providenciarei…
Foi uma óptima escolha te ter condizido á Casa do Bom Samaritano…
Do teu sempre amigo
Jesus Cristo…

Ps: comunica ás Saras, Tiago, Carlos, André, Alexandre, Francisca, Teresa, Ana, esta mensagens, que tb é dirigida a eles

Frei Bruno disse...

É mesmo assim!
Força aí gostei muito de ler o teu texto e fico contento por sentires cá dentro aquela chama que arde e que nos faz viver! .
Jinhos